quinta-feira, 29 de julho de 2021

O que é um Casamento Nuncupativo?

Esse nome assusta no primeiro momento, mas casamento nuncupativo ou “in extremis” é realizado quando um dos noivos está em iminente risco de morte e não há tempo para a celebração do matrimônio dentro das conformidades previstas pelo Código Civil.

Devido a urgência para realizar o enlace, não havendo a possibilidade de aguardar a solenidade diante um juiz de paz, um cidadão comum pode realizar a celebração. Mas para que isso ocorra dentro do que a lei determina, separamos os pontos que precisam de atenção.

Foto: Pinterest

Por que fazer um Casamento Nuncupativo?

A gente sabe que essa é uma decisão muito delicada para os noivos e o momento que estão vivendo. O casamento é um dia onde é celebrado o amor entre duas pessoas e, no nuncupativo isso não se perde mesmo num período onde as emoções se misturam entre a tristeza de perder o amor da sua vida com a felicidade de dividir esses momentos que serão guardados com todo o carinho.

Nós podemos apresentar alguns motivos para realizar um casamento nuncupativo quando o noivo ou noiva sofre um acidente grave, é vítima de mal súbito sem chance de sobrevivência e a duração da vida não poderá ir além de horas. 

Porém, como dissemos no começo, essa é uma decisão delicada e que os noivos precisam estar de acordo com essa decisão. Aproveitar os momentos celebrando o amor com troca dos votos e das alianças.

Foto: Pinterest
Requisitos exigidos:

- A celebração deve ocorrer na presença de seis testemunhas, sem parentesco em linha reta ou colateral (até o 2º grau) com os noivos;

- As testemunhas devem ter sido convocadas pelo enfermo;

- O enfermo deve estar em risco de morte, mas sem afetação do juízo;

- A declaração dos noivos, por livre e espontânea vontade, de receberem-se como cônjuges;

- A instauração, dentro do prazo de dez dias, do procedimento judicial para confirmação e validação do casamento.

Assim, cumpridas as formalidades exigidas e, o juiz decidindo pelo pedido de validação do casamento nuncupativo, será feita no Registro Civil.

Foto: Pinterest

Testemunhas:

As testemunhas têm o prazo de dez dias para confirmar o casamento perante a autoridade judicial, porém vale ressaltar que uma investigação é feita para a validação. Isso é feito para que não haja nenhum tipo de fraude com as pessoas que se casam com um cônjuge bem rico doente para que possa herdar sua fortuna. Parece coisa de filme, mas isso acontece!

Logo, a data do casamento que constará na certidão será o dia em que foi celebrada a união perante as 6 testemunhas. Entretanto, se a pessoa enferma se recuperar nesse período de dez dias determinado para as testemunhas, ele/ela deverá se apresentar ao cartório. Isso é feito para que possa confirmar sua vontade de permanecer casado diante de um juiz.

O que as testemunhas precisarão declarar?

Como o casamento nuncupativo conta com seis testemunhas, elas têm um papel importante para a validação do enlace. O artigo 1.541 do Código Civil determina que, realizado o casamento, as testemunhas precisam se apresentar perante a autoridade judicial mais próxima, declarando que:

- Foram convocadas por parte do enfermo;

- Este parecia estar em perigo de vida, mas em seu juízo;

- Em sua presença, declararam os contraentes, de livre e espontaneamente, receber-se por marido e mulher. Instaura-se um procedimento de jurisdição voluntária, no qual deve intervir o Ministério Público.

Com o pedido e as declarações, o juiz irá avaliar, num prazo de quinze dias, se os cônjuges estavam habilitados para o casamento. 

Moléstia Grave x Nuncupativo

Basicamente, o que distingue um do outro é a gravidade da situação e a causa do risco. Assim, moléstia grave são os casos onde um dos cônjuges não tem muito tempo de vida, o que o impede de comparecer perante o oficial responsável para a celebração do casamento. 

Nesses casos, o juiz e o oficial podem celebrar o casamento em casa, hospital ou onde a pessoa enferma se encontra. Inclusive, pode ser realizado à noite, com a presença de duas testemunhas – que saibam ler e escrever – e outras formalidades preliminares que precisam ser cumpridas. 

Entretanto, o casamento nuncupativo acontece quando quem pretende se casar apresenta um risco de vida. Então, a celebração acontece com a presença de seis testemunhas e pode ser celebrado por alguém especial para os noivos.

Regime de Bens

Nesse tipo de casamento o regime adotado é o da comunhão parcial de bens, exceto se houver pacto antenupcial.

O pacto antenupcial é um contrato elaborado antes do casamento, onde os noivos estabelecem quais serão as regras durante a união. Assim como as decisões tomadas em relação às finanças, caso tenha um término do relacionamento.

Já a comunhão parcial de bens é quando todos os bens adquiridos após o casamento são comuns ao casal. É importante lembrar que o casamento nuncupativo é uma situação singular, sendo assim não deve ser considerada regra.

sexta-feira, 23 de julho de 2021

Noiva Prendada: Leque

O seu casamento será ao ar livre, em pleno verão, e quer oferecer algo aos convidados para amenizar o calor?

Que tal apostar em um leque totalmente DIY e personalizado?

Olha como é fácil fácil de fazer!



quinta-feira, 22 de julho de 2021

Trajes alternativos para os noivos

Na hora em que a noiva define o vestido de casamento dos sonhos é hora de o noivo pensar também no traje dele. Afinal ele é tão protagonista quando ela!

           Como conseguir manter o estilo próprio no grande dia? Preciso usar as três peças (calça + camisa + terno)? Só posso usar terno preto, cinza ou marinho?

O post de hoje é sobre trajes alternativos para aqueles noivos que não tem interesse em formalidades clássicas e querem escolher com personalidade.

- Converse com a sua noiva

Diga como você imagina o casamento e a sua roupa. Participe na decisão de todos os detalhes do casamento.

- Os noivos precisam estar em harmonia: No amor e no altar

O noivo tem que se sentir confortável com a sua escolha e, principalmente, em conformidade com o estilo da cerimônia e festa.

- Não siga os padrões

Liberte-se dos paradigmas de “tem que ter” ou “tenho que usar”. Você não precisa usar, necessariamente, um terno para ser noivo.

- Colete

O colete saiu de baixo do paletó e ganhou destaque no look. Muitos noivos optam por esta combinação por não se sentirem confortáveis utilizando paletó. O legal é que mesmo sendo uma peça de alfaiataria, o colete é versátil e estiloso. Da praia ao local fechado as combinações são variadas, desde peças monocromáticas até bicolores, abotoamento simples ou duplo.

- Camisa + Suspensório

A camisa voltou a ser a estrela do traje, principalmente em cerimônias ao ar livre. De mangas longas ou curtas, combinam com suspensórios e calças de corte mais informal. Os suspensórios dão um quê mais vintage no traje, que fica bem romântico. Sendo usado por baixo, ajuda a manter o visual, mesmo quando o noivo quiser tirar o paletó.

- Gravata borboleta

Uma gravata borboleta sozinha, sem paletó, dá destaque para a região da barriga e o suspensório ajuda a equilibrar. As gravatas (mais informais ou borboleta) completam o look, apesar de não serem obrigatórias.

Inspire-se!

Foto: Pinterest

Foto: Pinterest

Foto: Pinterest

Foto: Pinterest

Foto: Pinterest

Foto: Pinterest

Foto: Pinterest

Foto: Pinterest

Foto: Pinterest

Foto: Pinterest

Clique aqui e confira mais dicas!

quarta-feira, 7 de julho de 2021

Meu Casamento: Sobre ser esposa...

Já disse uma vez por aqui que casamento é decisão. Você nunca estará preparada o suficiente ou pronta na medida exata para viver tudo isso. As coisas simplesmente vão acontecendo e você vai vivendo cada momento.

O matrimônio não é uma receita de bolo, não é igual para todos e cada um viverá esta experiência de alguma forma e tirará suas próprias conclusões. No entanto, nunca estaremos preparados plenamente. A vida vai nos moldando...

Há 5 anos, quando disse o meu “sim” no altar, com ele veio o peso da responsabilidade e da maturidade que eu deveria ter a partir daquele momento. Depois desse dia, eu assumi um lar, o título de esposa e, sobretudo, de ser feliz e fazer o Tiago feliz.

Hoje, no caminho para o trabalho, estava rezando e agradecendo a Deus pelo meu casamento, pedindo para que eu pudesse ser luz na vida do meu marido e ajudá-lo a viver a vida da mesma maneira como ele ilumina a minha.

Por um tempo, ali conversando com Deus, percebi que casamento é justamente isso: Acertar, errar, corrigir, melhorar, refletir e agradecer.

Observei também que não preciso ser a mulher maravilha e nem a esposa perfeita. Só preciso ser eu mesma e fazer a nossa relação ser saudável e bacana. O resto, vamos levando como dá.

Tenho a mania de me cobrar demais, querer fazer tudo, abraçar o mundo e ter tudo em seu impecável lugar. De umas semanas pra cá, venho tentando me permitir a ficar mais de boa e passar mais tempo agarrada no meu marido, conversando e dando risada.

Essa pequena atitude, praticada em alguns dias da semana, dá uma oxigenada na minha saúde mental que vocês não fazem ideia, além de me sentir bem mais próxima dele e ficar em paz.

Estou falando tudo isso pois, quero ressaltar que ser esposa é ser amor, por você, por ele/ela, sua família a história que estão construindo. Não se cobre demais, não espere demais do seu cônjuge. Viva mais, aproveite cada momento e se permita ser e dar amor. Vale super a pena, te garanto!

sexta-feira, 2 de julho de 2021

Noiva Prendada: Saquinho de papel kraft

Lindo, econômico e fácil de fazer, esse saquinho deixará as suas lembrancinhas ainda mais personalizadas.

Clica no play e confira:



quinta-feira, 1 de julho de 2021

Como coordenar a gravata do noivo com padrinhos, pais e pajem?

Que a noiva e suas madrinhas ficam super empolgadas na hora da escolha do vestido para o grande dia nós já sabemos. E, quanto ao noivo, pais, padrinhos e pajem? Como os homens mais importantes da festa devem combinar?

A gravata tem um papel fundamental para esta harmonia. Se liga nas dicas:

- Cada noivo tem o seu estilo!

Ele deve seguir o estilo da cerimônia na hora de escolher seu traje e os acessórios que vão compor o conjunto. Mas, o mais importante é que ele imprima sua essência em cada detalhe. Considerando que o restante tende a ser de cores mais neutras, como preto, cinza, bege ou azul, a gravata tem o papel de trazer personalidade, diferenciar o noivo e definir o tom.

Foto: Google

- O primeiro passo é definir o modelo da gravata

A gravata Tradicional, no tamanho regular (com a ponta mais grossa) é o modelo mais usado no dia a dia. Um detalhe super importante: Neste caso, não é recomendado que o terno seja Slim Fit. A largura da gravata precisa acompanhar a largura da lapela, para ficar proporcional.

Foto: Google

A gravata Slim é a irmã moderna da tradicional. Um pouco mais fina, traz um ar mais contemporâneo para o visual. Fica super bem nos trajes em que a lapela do paletó costuma ser mais fina.

Foto: Google

A gravata Borboleta começou sendo usada para os padrinhos, porém já ganhou também a preferência dos noivos. Naturalmente, ela traz mais destaque para quem usa, além do homem ficar estiloso e elegante.

Foto: Google

- Como escolher a cor?

Cores Quentes

O rosa traz leveza e romantismo para o traje. É uma cor muita usada em diversos elementos do casamento. O vermelho (e suas variações) já é um tom mais forte, mais associado à paixão e a intensidade, trazendo alto contraste com as cores de terno. Outras cores quentes, como amarelo e laranja, trazem modernidade para o visual, menos usadas e mais ousadas.

Cores Frias

O azul é tradicional, traz segurança, leveza e serenidade. Os tons mais claros têm sido grandes substitutos das tradicionais gravatas brancas e pratas. O roxo é uma outra cor fria e discreta, mas muito associada ao romantismo também. Já o verde sai do comum, ajudando a trazer uma percepção de modernidade.

Lisa ou estampada? Opaca ou acetinada?

Há uma infinidade de padrões, desde os mais ousados como o xadrez ou com estampas divertidas, até as bolinhas, que costumam agradar a todos. Além das gravatas lisas, que são fáceis de combinar com qualquer traje.

A opaca possui um acabamento mais moderno, que combina com um visual mais rústico, para casamentos que começam de dia e também como o visual urbano de casamento na cidade. Já a gravata mais acetinada ou brilhante é uma opção que funciona bem para a noite, para os eventos mais clássicos.

- Com os padrinhos, o destaque é o noivo!

Por isso, é sempre bom que o noivo traga um diferencial, seja na escolha dos acessórios ou nas cores. Por exemplo, se o noivo optar por uma gravata borboleta, os padrinhos podem usar os modelos slim ou regular, e vice-versa.

A diferença também pode estar na escolha das cores. O noivo pode usar um tom mais intenso ou mais claro do que os demais. Ou, um acabamento mais acetinado para o noivo e mais opaco para os padrinhos.

Foto: Google

- E os padrinhos precisam combinar com as madrinhas?

Alguns noivos curtem a ideia de combinar a cor do vestido das madrinhas com as gravatas dos padrinhos, outros preferem coordenar as cores de outra forma.

Por exemplo, se as madrinhas estiverem usando cores em tons mais quentes, como o rosa ou o marsala, os padrinhos poderão equilibrar com uma cor mais fria, como o azul e o verde. Se as madrinhas forem seguir uma paleta de tons pastéis, por exemplo, a gravata também precisa seguir essa mesma linha e fugir dos tons mais vivos e fortes, como vermelho, para manter a harmonia.

- Os pais podem ser mais clássicos

Mesmo que o noivo e os padrinhos adotem cores mais ousadas para o traje, os pais, por terem mais idade e geralmente serem mais tradicionais, podem seguir a paleta, mas de uma forma mais discreta.

Eles podem usar as cores mais sóbrias e clássicas em tons e padronagens mais neutras. Sobre o modelo da gravata, se a opção escolhida para os pais e os padrinhos for, por exemplo, a borboleta, vale perguntar aos pais se eles se sentem confortáveis com a escolha. Caso negativo, é melhor optar pelo modelo tradicional.

- Lembre-se que o pajem é apenas uma criança

O pajem traz toda a naturalidade e alegria das crianças para a cerimônia. Quem não se derrete ao ver aquele rostinho super concentrado na sua função? O traje deve refletir tudo isso. A gravata borboleta tem tudo a ver com o pajem, com um suspensório então, impossível não morrer de amor. Na hora da escolha, pense nos tons mais alegres, leves e joviais. Estampas também são bem-vindas, como florais, listras, poás e xadrez.

Foto: Google