quinta-feira, 1 de julho de 2021

Como coordenar a gravata do noivo com padrinhos, pais e pajem?

Que a noiva e suas madrinhas ficam super empolgadas na hora da escolha do vestido para o grande dia nós já sabemos. E, quanto ao noivo, pais, padrinhos e pajem? Como os homens mais importantes da festa devem combinar?

A gravata tem um papel fundamental para esta harmonia. Se liga nas dicas:

- Cada noivo tem o seu estilo!

Ele deve seguir o estilo da cerimônia na hora de escolher seu traje e os acessórios que vão compor o conjunto. Mas, o mais importante é que ele imprima sua essência em cada detalhe. Considerando que o restante tende a ser de cores mais neutras, como preto, cinza, bege ou azul, a gravata tem o papel de trazer personalidade, diferenciar o noivo e definir o tom.

Foto: Google

- O primeiro passo é definir o modelo da gravata

A gravata Tradicional, no tamanho regular (com a ponta mais grossa) é o modelo mais usado no dia a dia. Um detalhe super importante: Neste caso, não é recomendado que o terno seja Slim Fit. A largura da gravata precisa acompanhar a largura da lapela, para ficar proporcional.

Foto: Google

A gravata Slim é a irmã moderna da tradicional. Um pouco mais fina, traz um ar mais contemporâneo para o visual. Fica super bem nos trajes em que a lapela do paletó costuma ser mais fina.

Foto: Google

A gravata Borboleta começou sendo usada para os padrinhos, porém já ganhou também a preferência dos noivos. Naturalmente, ela traz mais destaque para quem usa, além do homem ficar estiloso e elegante.

Foto: Google

- Como escolher a cor?

Cores Quentes

O rosa traz leveza e romantismo para o traje. É uma cor muita usada em diversos elementos do casamento. O vermelho (e suas variações) já é um tom mais forte, mais associado à paixão e a intensidade, trazendo alto contraste com as cores de terno. Outras cores quentes, como amarelo e laranja, trazem modernidade para o visual, menos usadas e mais ousadas.

Cores Frias

O azul é tradicional, traz segurança, leveza e serenidade. Os tons mais claros têm sido grandes substitutos das tradicionais gravatas brancas e pratas. O roxo é uma outra cor fria e discreta, mas muito associada ao romantismo também. Já o verde sai do comum, ajudando a trazer uma percepção de modernidade.

Lisa ou estampada? Opaca ou acetinada?

Há uma infinidade de padrões, desde os mais ousados como o xadrez ou com estampas divertidas, até as bolinhas, que costumam agradar a todos. Além das gravatas lisas, que são fáceis de combinar com qualquer traje.

A opaca possui um acabamento mais moderno, que combina com um visual mais rústico, para casamentos que começam de dia e também como o visual urbano de casamento na cidade. Já a gravata mais acetinada ou brilhante é uma opção que funciona bem para a noite, para os eventos mais clássicos.

- Com os padrinhos, o destaque é o noivo!

Por isso, é sempre bom que o noivo traga um diferencial, seja na escolha dos acessórios ou nas cores. Por exemplo, se o noivo optar por uma gravata borboleta, os padrinhos podem usar os modelos slim ou regular, e vice-versa.

A diferença também pode estar na escolha das cores. O noivo pode usar um tom mais intenso ou mais claro do que os demais. Ou, um acabamento mais acetinado para o noivo e mais opaco para os padrinhos.

Foto: Google

- E os padrinhos precisam combinar com as madrinhas?

Alguns noivos curtem a ideia de combinar a cor do vestido das madrinhas com as gravatas dos padrinhos, outros preferem coordenar as cores de outra forma.

Por exemplo, se as madrinhas estiverem usando cores em tons mais quentes, como o rosa ou o marsala, os padrinhos poderão equilibrar com uma cor mais fria, como o azul e o verde. Se as madrinhas forem seguir uma paleta de tons pastéis, por exemplo, a gravata também precisa seguir essa mesma linha e fugir dos tons mais vivos e fortes, como vermelho, para manter a harmonia.

- Os pais podem ser mais clássicos

Mesmo que o noivo e os padrinhos adotem cores mais ousadas para o traje, os pais, por terem mais idade e geralmente serem mais tradicionais, podem seguir a paleta, mas de uma forma mais discreta.

Eles podem usar as cores mais sóbrias e clássicas em tons e padronagens mais neutras. Sobre o modelo da gravata, se a opção escolhida para os pais e os padrinhos for, por exemplo, a borboleta, vale perguntar aos pais se eles se sentem confortáveis com a escolha. Caso negativo, é melhor optar pelo modelo tradicional.

- Lembre-se que o pajem é apenas uma criança

O pajem traz toda a naturalidade e alegria das crianças para a cerimônia. Quem não se derrete ao ver aquele rostinho super concentrado na sua função? O traje deve refletir tudo isso. A gravata borboleta tem tudo a ver com o pajem, com um suspensório então, impossível não morrer de amor. Na hora da escolha, pense nos tons mais alegres, leves e joviais. Estampas também são bem-vindas, como florais, listras, poás e xadrez.

Foto: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário