sexta-feira, 10 de julho de 2020

Noiva Prendada: Como conservar o buquê de noiva


Ah se a gente pudesse reviver cada momento lindo da nossa vida, não é mesmo?! O que nos resta são as boas lembranças.

Quando o assunto é casamento então, quantas memórias! Bom mesmo é poder guardar algumas coisinhas que, ao olhá-las ou pegá-las, sentimos aquela nostalgia gostosa.

Por falar nisso, muitas noivas optam em guardar o buquê e deixá-lo em um cantinho especial da casa, se tornando muito mais do que uma lembrança, mas sim um item de decoração.

Foto: Google

#façavocêmesmo

Como desidratar o buquê?

Desidratar flores consiste num processo, como o próprio nome diz, que retira a água das plantas e conserva a sua beleza, cor e formato.

Antes de escolher o modo, é preciso conhecer a necessidade de cada espécie. As rosas, por exemplo, podem ser desidratadas ao ar, por serem robustas. Já para as flores que precisam ter suas cores e estruturas protegidas, como as tulipas, as gérberas e os crisântemos, a melhor opção é secá-las no micro-ondas. É importante que elas não estejam muito maduras ou danificadas, pois podem se despedaçar.

Foto: Google

- Você pode levar para uma empresa especializada ou fazer o processo em casa, deixando secar naturalmente, com sílica-gel seco ou dentro de um livro.

- Uma ideia é colocar o buquê em caixas de acrílico, emoldurar, fazer montagens com fotos do casamento e o convite. Se optar por usar só as pétalas, faça uma montagem em um quadro que ficará lindo.

- Outra maneira simples é colocá-las entre folhas de papel manteiga com pedaços de papelão, colocando uma pressão em cima dessas folhas. Este processo leva entre 4 e 6 semanas e, em seguida, poderá decorar como quiser.

- Secagem ao ar
Retire toda a folhagem em excesso do caule e corte-o no comprimento desejado, sem deixá-lo muito comprido. Para preservar a cor das flores, é importante evitar qualquer entrada de luz solar no ambiente depois de apará-las. Encontre um local seco, com sombra e circulação de ar, como um armário em desuso.

Suspenda as flores de cabeça para baixo com um grampo na ponta inferior da haste, o qual será fixado ao fio. Após duas ou três semanas, verifique se já secaram completamente antes de retirá-las. Remova as flores e finalize pulverizando com laquê de cabelos para oferecer uma proteção a mais.

- Secagem no micro-ondas
Separe uma vasilha própria para micro-ondas e cubra o fundo com gel de silicone. Organize as flores no gel, com sua abertura virada para cima, e delicadamente (para que a planta não seja danificada) cubra-as com mais gel, garantindo que todas as pétalas sejam envoltas. Ao terminar, coloque a vasilha descoberta dentro do eletrodoméstico.

Inicie o processo por 2 minutos e com potência baixa. Depois, aumente a potência e o tempo até que elas estejam totalmente secas. Quando isso ocorrer, cubra rapidamente a vasilha, retire-a do micro-ondas e abra a tampa em poucos milímetros. Deixe repousar por 24 horas. Passado esse período, limpe as pétalas cuidadosamente, com o auxílio de uma escova. Pronto! As flores já estão preparadas para formar belos arranjos.

Foto: Google

Dicas extras para flores desidratadas

Para desidratar um buquê, é necessário que todas as plantas possam ser secas com o mesmo processo. Se isso não for possível, desmonte o arranjo, seque as flores de maneira individual e monte-o novamente. Para mantê-las bonitas após a desidratação, deixe as flores longe do sol e calor excessivo.

Insetos são atraídos por flores secas e alimentam-se delas. Para evitar esse problema, coloque bolas de naftalina no recipiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário