quinta-feira, 3 de outubro de 2019

O que aprendi com 11 anos de relacionamento?

Já falei várias vezes por aqui o quanto amo escrever sobre o amor. Sou apaixonada por histórias de amor e um dos meus hobbies preferidos é conversar sobre vida a dois, casamento, vida de casada e por aí vai… se puxar a minha cordinha, vou longe. Assumo, sou uma romântica assumida!

Pode ser clichê, mas a minha história de amor favorita é aquela em que a personagem principal sou eu mesma. Encontrei o amor vendo o casamento dos meus pais e sempre sonhei em ter uma vida a dois tão contagiante como a deles.


Até que encontrei o Tiago (já falei sobre nós por muuuuitaaaas vezes aqui) e cá estamos nós, juntinhos, conquistando muita coisa bacana, nos conhecendo cada vez mais, nos ajudando, sonhando muito juntos e nos amando cada dia mais (sem contar os chiliques de vez em quando né, rs, mas isso a gente abafa).


Diz o ditado que mais difícil do que conquistar uma mulher diferente a cada dia é conquistar a mesma mulher diariamente. Se você vive, ou já passou, por um relacionamento longo, sabe muito bem o quão intensos, apaixonantes, complicados e complexos eles podem ser.

Neste mês de outubro, comemoramos 11 anos juntos. Há momentos em que me pego pensando na nossa vida e no quanto crescemos juntos.

Ao longo desse tempo, aprendi algumas coisas bem importantes:

1 - Coisas ruins vão acontecer: a vida é cheia de surpresas desagradáveis e, ao decidir ficar com alguém, você naturalmente vai passar por muitas delas.

2 - Você desenvolverá diversos níveis de sentimento: paixão, amor, ódio, tristeza, alegria, entre outros. Para estar com alguém você precisa aprender a conviver com todos estes sentimentos e mais outros tantos.

3 - As provações acontecerão e, a cada vez que passar por uma, seu relacionamento dará um passo de maturidade.

4 - Não deixe pequenos problemas virarem monstros: a maioria dos casais separam-se não por grandes coisas, mas por pequenas que vão se acumulando no caminho.

5 - Sexo realmente não é tudo!

6 - São nas dificuldades que você conhece o outro: quando as coisas vão bem é fácil ficar juntos. Mas, somente quando as dificuldades chegam que você vai descobrir se a pessoa é companheira ou não.

7 - Desistir não é o caminho: na vida como um todo, desistir é o ato mais fácil de fazer. Ao invés de partir para esta opção, tente mais uma vez.

8 - Fale o que sente: demonstrar seus sentimentos não é sinal de fraqueza, e sim de maturidade.

9 - Tenha projetos em comum: pode ser a compra de um apartamento, uma atividade física ou mesmo uma série de TV, sempre procurem ter algo em comum para fazer juntos. Isto faz com que se aproximem ainda mais.

10 - Não existe vencedor em uma briga de casal: estar em um relacionamento é como estar em uma canoa, se um ganha a discussão e o outro perde, a canoa perde o equilíbrio e afunda. Nenhum consegue se salvar.

11 - Há sempre tempo para recomeçar: se você realmente gosta, se vale a pena ficar junto, você pode voltar atrás, ser uma pessoa melhor e recomeçar do zero.

12 - Para ficar junto é preciso ceder: se você quer alguém para fazer suas vontades e desejos, não se relacione. Ser casado é compartilhar, conviver e, acima de tudo, ceder.

13 – Cuidado com a rotina! Faça coisas diferentes e surpreenda.

14 - Respeite os espaços: vocês não nasceram juntos e, provavelmente, não irão morrer juntos. Respeitar o espaço conserva e reacende a relação. Além de ser um respiro necessário.

15 - Reconheça seus erros: este é o primeiro passo para tentar resolver brigas e discussões.

16 - Desculpa é uma palavra mágica!

17 - Cresçam juntos: um casal mantém o amor quando os dois continuam admirando-se com o passar dos tempos.

18 - Cuidar é um exercício diário! Nunca deixe de preocupar-se com ele/ela, mesmo com perguntas simples (mas sinceras) do tipo: Como foi o seu dia hoje?

E você, há quanto tempo está com o namorado (a) /noivo (a) marido/esposa? A sua história de amor é lindona também? Me conta! Eu adoraria amar a sua história também.

Um beijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário