sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Noiva Prendada: Porta retrato na decoração do casamento

Para quem busca originalidade e personalidade para a festa de casamento, utilizar porta retrato na decoração, com fotos dos noivos no pré-wedding, dos pais e da família, é uma linda opção.

Os ambientes mais comuns para receber este detalhe (que faz toda a diferença) são: mesa principal, hall de entrada, mesa do café e em algum cantinho especial que tenha no local.

A moldura do porta retrato pode seguir a linha da decoração do casamento ou dar aquele toque mais colorido. Se preferir, podem ser personalizadas com pérolas, tecidos, laços, sisal, entre outros.

Uma inspiração bem bacana, para proporcionar muito mais carinho ao evento, é espalhar fotos dos noivos com os seus convidados pelo local da festa, com o intuito de demonstrar que eles fazem parte da história do casal.

Confira algumas ideias:

Foto: Google

Foto: Google

Foto: Google

Foto: Google

Foto: Google

Foto: Google

Foto: Google

Foto: Google

Foto: Google

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Noiva Prendada: Como fazer parede de cimento queimado

O cimento queimado é tendência e oferece aos mais diversos ambientes um ar charmoso e moderno.

Hoje, essa tem sido uma das opções de acabamento mais utilizadas pelos brasileiros. Isso porque, além de ter um custo muito baixo, se trata de um processo simples de fazer e fácil de aplicar. Flexível e de alta durabilidade, a técnica do cimento queimado proporciona várias alternativas de cores e decoração.

Foto: Google

Ficou interessada (o)? Confira o passo a passo:

- Escolha a parede

A parede escolhida para a aplicação do cimento queimado deve estar livre de poeira, gordura e umidade. Escolha uma de destaque, que proporcione mais contraste com os outros elementos do ambiente para um resultado ainda mais elegante.

- Separe os materiais

Você precisará de: Cimento, areia, água, pincel ou rolo, esponja ou desempenadeira, espátula, fita crepe e um recipiente para preparar a argamassa. 

- Prepare a argamassa

O preparo será feito da seguinte maneira: 1 medida de cimento + 4 medidas de areia + água.

Primeiro, misture a areia e o cimento. Em seguida, acrescente a água aos poucos, até obter uma massa homogênea e cremosa.

Outra opção de fazer o cimento queimado é utilizando massa corrida, massa acrílica ou textura pronta para cimento queimado. Se quiser uma cor diferenciada, você pode pigmentar a massa. Para isso, defina a cor a ser utilizada. A medida é o seguinte: para 3,6 litros de massa corrida ou massa acrílica adicione 1 litro de corante.

Se para fazer o cimento queimado a massa utilizada for a argamassa, a hora de utilizar colorações diferentes será no momento de polvilhar a área com cimento. É nesse instante que os colorantes poderão ser adicionados ao pó de cimento para polvilhar.

- Preparo da parede

Primeiro, passe a fita crepe em todos os cantos da parede a fim de evitar manchas nas outras paredes e no teto do local. Proteja também os interruptores e as tomadas. Tente deixar a fita crepe bem rente à parede e o teto, assim a textura ficará alinhada e a decoração mais correta.

- Aplicação do produto

Depois de preparar o local, com o auxílio da esponja ou da desempenadeira, aplique a massa sobre a parede fazendo movimentos circulares, como se estivesse limpando um vidro.

Para uma segunda demão, é necessário esperar pelo menos 4 horas para secar a primeira. Tenha certeza de que a parede está totalmente seca para continuar. Você pode passar a quantidade de demãos que quiser, vai depender muito do efeito que se espera.

Importante: Se você optar pela argamassa de preparação própria, após aplicar a mistura na parede, será necessário “queimar” o cimento, ou seja, com a argamassa ainda úmida, polvilhe o cimento sobre ela. Após a absorção do cimento pela argamassa, alise a parede com a ajuda da desempenadeira. Lembrando que se quiser a parede colorida, é só substituir o cimento pelo corante em pó de sua preferência.

- Finalização

A aplicação para por aqui para quem desejar o efeito fosco, porém existe a possibilidade de deixar a parede com o efeito brilhante. Para isso, utilize um rolo para a aplicação de apenas uma demão de verniz ou, com o auxílio de uma lixa grão nº 400, lixe a parede em movimentos suaves e circulares.

Em seguida, retire o pó com um pano úmido, espere a parede secar e aplique uma camada fina de cera de carnaúba. Aguarde a secagem da cera e na sequência realize o seu polimento, pode utilizar tanto uma flanela quanto uma máquina de polimotriz.

#ficaadica

- Para um contraste maior, aposte em itens mais salientes e objetos mais coloridos. Estante, mesas de centro ou de canto, quadros e luminárias são elementos que trazem um charme maior ao ambiente e valorizam ainda mais o acabamento da parede;

- Se preferir um local mais leve e simples, opte em colorir a parede de cimento queimado com cores mais suaves e claras;

- A parede de cimento queimado tem sido a escolha, principalmente, por quem pretende deixar a área com ar industrial, super tendência também;

- Você pode utilizar essa técnica para fazer um chão de cimento queimado e no banheiro pode utilizá-lo na parede da bancada, ficando um local bem vintage. O cimento queimado nas escadas também fica maravilhoso.

Inspire-se!

Foto: Google

Foto: Google

Foto: Google

Foto: Google

Foto: Google

Foto: Google

terça-feira, 20 de outubro de 2020

Ideias de lembrancinhas para o seu casamento

Um clássico dos casamentos, um detalhe que faz a diferença, a lembrancinha é algo tradicional (mas não obrigatório). É uma forma de agradecer os convidados pela presença e dar a eles algo que nunca se esqueçam de que participaram deste grande momento na vida do casal.

A dúvida é: Como escolher a lembrancinha ideal?

Dentre tantas opções, é sempre importante optar por algo que seja útil. Confira algumas opções simples e acessíveis:

- Pulseira para as madrinhas e convidadas

Um mimo só para as mulheres! Pulseiras de pérolas, ou outra pedraria, podem ser uma encantadora opção.

Foto: Google
Foto: Google

Foto: Google

- Amêndoas ou suspiros

Capriche na embalagem e adoce os seus convidados!

Foto: Google

Foto: Google

- Mudinhas de flores

Está super em alta, principalmente para os casamentos com estilo rústico. Vasinhos de plantas, especialmente as suculentas, são um charme a parte.

Foto: Google

Foto: Google

- Conchas do mar

Se o seu casamento for na praia, elabore algum objeto de decoração que envolva conchas, pérolas, entre outros elementos que remetam ao mar.

Foto: Google

Foto: Google

Foto: Google

- Chinelo ou rasteirinha

Outra opção só para as mulheres! Um clássico que nunca sai de moda, sendo funcional, usual e lindo.

Foto: Google

Foto: Google

- Leques

Vai casar ao ar livre numa época de calor intenso? Aposte no leque para presentear os seus convidados.

Foto: Google

Foto: Google

- Cookies ou biscoitinhos

Quem não gosta de um docinho pra comer no dia seguinte do casamento? Um mimo é dar aos convidados saquinhos ou potinhos com cookies ou biscoitinhos diversos.

Foto: Google

Foto: Google
Foto: Google

- Bem casado

Ainda na vibe dos doces, o bem casado como lembrancinha nunca sai de moda e é outro clássico nos casamentos.

Foto: Google

Qual das opções você gostou mais? Me conta!

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Novidade: Chá de viagem!

Que tal fazer um chá de viagem? Essa é uma festa que ainda não se popularizou, no entanto, é uma ótima opção. No lugar de uma cozinha completa, estamos falando de uma lua de mel dos sonhos.

Em resumo, a festa em si tem a mesma dinâmica de um chá de cozinha, lingerie, ou qualquer outra comemoração pré casamento: Comidinhas, bebidas e brincadeiras. O que muda é o presente, ou seja, será uma ajuda para financiar a viagem e os passeios para a lua de mel.

Alguns casais fazem cotas com valores do que seria dado em um chá tradicional. Existem até mesmo alguns sites que facilitam a vida nesse sentido, como: Arrekade, Icasei, Wedy, Zankyou, entre outros.

Como essa é uma novidade, vai ser preciso encontrar a melhor dinâmica para a sua festa. Mas de uma coisa tenho certeza: Será demais e dará super certo!

Foto: Google

Boa festa e boa viagem!

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Noiva Prendada: Souplast

Souplast, o charmoso apoio de mesa, tem o objetivo de ser a base para o prato. Famoso nas mesas postas, é figurinha carimbada em eventos intimistas, deixando a mesa muito mais elegante.

A ideia do NP de hoje é pra você usar esta linda peça no seu almoço/jantar de noivado, no casamento e para receber os amigos e familiares na casa nova. E o melhor de tudo: É fácil, rápido e barato para você fazer o seu.

Clica no play e confere este DIY maravilhoso:



sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Noiva Prendada: Porta guardanapo

Noivinhas, uma opção linda de porta guardanapo para deixar o seu casamento com aquele toque ainda mais especial.

Além disso, depois do “sim”, eles podem ser utilizados numa mesa posta, para você montar na casa nova.

Bora aprender e colocar a mão na massa? Clica no play!



quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Meu Casamento: Quando decidimos que era a hora “certa” de casar?

Sou apaixonada por histórias de amor e casamentos desde que me entendo por gente. Meu mundo cor de rosa me acompanha desde 1993 e sempre vivi acreditando que toda princesa encontra o seu príncipe encantado.

O lance é que vamos crescendo, amadurecendo e entendendo que a vida não é um conto de fadas e que a realidade é “nível hard”.

Conheci o Tiago quando tinha 14 anos, começamos a namorar no início dos meus 15 anos, noivamos 5 anos depois e nos casamos com 7 anos e meio de relacionamento. Neste mês de outubro, completamos 12 anos de uma vida muito bem vivida juntos que, confesso, já nem me lembro dos meus dias sem ele.

Tive sorte? Pode ser que sim. Me considero extremamente abençoada por ter encontrado o amor da minha vida digamos que, rápido. Nunca foi e nem será um mar de rosas, mas ao longo desses anos nosso amor amadureceu e a cada dia crescemos juntos, com o objetivo de conquistar todos os nossos sonhos.

No início do namoro casar dificilmente era o assunto. Na verdade, estávamos mais na vibe do “será que vai dar certo o namoro”, pra pensar em algo mais “sério”.

Passados alguns anos, o assunto casamento entrou em pauta, mas nada tão demais. Foi com 4 anos de relacionamento que deu aquele “start” e que decidimos que o negócio era ficar junto mesmo. Confesso que, a vontade de casar começou a ficar muito frequente na nossa vida e, depois do noivado, começamos a preparar de fato tudo isso e esse mundo casamentesco tomou demais o meu coração. Quando criei este Blog, estava com os preparativos e sentimentos a flor da pele.

A decisão de casar veio naturalmente. Ela surgiu quando nos demos conta que queríamos ter a nossa vida e dar um passo mais adiante em nossa história. Confesso que foi a escolha mais assertiva da minha vida e em nenhum momento me arrependi dela.


Me casei aos 22 anos, formada, empregada, tínhamos o nosso apê, um montão de sonhos e projetos na mente e no coração. Hoje, com 4 anos e meio de casamento, afirmo com todas as letras “se o desejo de casar surgir em seu coração, agarre-o com todas as forças e se entregue”. Casar é bom demais, gente! Vale muito a pena!

Clique aqui e confira o tanto de coisaque já falei sobre o meu relacionamento. Certeza que você vai curtir.

Um beijo!

domingo, 4 de outubro de 2020

Casamentos x Covid-19 - Quais são as mudanças?

Muito se tem falado sobre como será os casamentos durante a pandemia da Covid-19. Alterações de datas, cancelamentos, remarcações, contratos, protocolos sanitários, novas regras, entre outros assuntos.

Em algum momento tudo isso vai acabar e os casamentos voltarão a acontecer, se Deus quiser. Tenhamos fé!

A pergunta agora é: O que vai mudar? Quais são as novas medidas de higiene, as tendências, os novos formatos e as novas ideias?

É fato que o casamento é realmente uma festa social e muito afetiva, em que as pessoas se abraçam e interagem muito, inclusive por isso os eventos estão como uma das últimas coisas a voltar. Portanto, todo cuidado é pouco nesse momento.

Vamos nos cuidar, pensar em alternativas e esperar as coisas amenizarem para podermos curtir com quem amamos esse dia tão especial.

- Gratidão

Depois de um susto desses, os casamentos passarão a ter um significado ainda mais especial. A pandemia trouxe muitas notícias desagradáveis e tristes, então a possibilidade de estar novamente com as pessoas que se ama, de se reconectar com os amigos, familiares e comemorar ao lado de entes queridos será uma benção. Com isso, colocando os convidados em foco, eles poderão ser muito bem recebidos com mimos e detalhes altamente personalizados: cartões de agradecimento, lembrancinhas e uma customização completa para que cada pessoa ali possa se sentir extremamente especial.

 

Foto: Google

Foto: Google

- Tradições

Muitos dizem que, com a valorização das pessoas e da família, os casamentos voltarão a ter raízes fincadas nas tradições e detalhes significativos familiares: um buquê feito de rosas da roseira do jardim da família, a cerimônia acontecendo na igreja da cidade onde a noiva nasceu, e por aí vai. Se as tradições familiares não vierem com força, a valorização do ritual do casamento talvez aumente ainda mais. Ainda pautada na questão da gratidão mencionada acima, celebrar o amor com a pessoa da sua vida será muito valorizado, então mais do que a festa, a cerimônia em si deve ser o ponto alto.

- Comunicação

Para ajudar os convidados a se sentirem seguros e informados, os casais provavelmente mudarão seus métodos de comunicação. A papelaria vai incluir mais detalhes, como informações sobre saúde, segurança e higiene, tanto no convite como no dia da cerimônia. A tecnologia vai ser a grande aliada. Pense em sites de casamento, listas de presente digitais, presentes virtuais e plataformas de streaming para a transmissão da cerimônia.

 

Foto: Google

- Sustentabilidade

Casamentos ecológicos e éticos são uma realidade. As práticas sociais e o respeito pela natureza estão cada vez mais presentes e é parte do dia a dia das pessoas. Para se ter uma ideia, a busca por casamentos com pouco desperdício cresceu mais de 235% no Pinterest.

Passar esse tempo todo em casa fez com que as pessoas vissem e revissem ainda mais a quantidade de lixo que produzem, de sujeira que geram e de alimentos que consomem.  Do desperdício de alimentos produzidos para a festa, passando pelas instalações de flores sem o uso de espuma, usar papel reciclável e fornecedores locais para diminuir o uso de combustível e não usar nada de plástico, os noivos vão definitivamente procurar maneiras de reduzir o impacto ético, social e ambiental de seu casamento.

 

Foto: Google

- Filantropia

Foi preciso uma pandemia para as pessoas começar a se movimentar para ajudar o próximo e estenderem essa posição para o dia do casamento. Em pesquisa nos Estados Unidos, nos últimos dois anos, 10% dos casais optaram por doar seus presentes para a caridade. Essa é uma tendência que vem crescendo no Brasil também.

- Novos formatos

Enquanto países e estados adaptam continuamente às regulamentações locais, em relação às medidas de segurança, já estamos vendo casamentos celebrados de várias maneiras.

Foto: Google

Elopements, mini e micro wedding são as grandes apostas desta fase.  Eles serão predominantes no mercado como consequência das exigências de distanciamento social e não aglomeração de pessoas.

 

Foto: Google

- Casamentos durante a semana

Com as muitas remarcações e adiamentos, os espaços ficaram com as datas sobrecarregadas e muitos casais tiveram que aderir a outros dias da semana. Os sábados ainda serão os preferidos, mas os noivos irão se adequar à melhor solução para eles. Os casais estão tomando essa decisão para garantir que o time de fornecedores dos sonhos esteja disponível em sua nova data reagendada.

- Casamentos em casa

Depois de resolver o tipo, estilo e o tamanho da lista de convidados, a ideia de celebrar um casamento super acolhedor e cheio de significado - onde a intimidade gerada pela casa da família é indescritível e muito pessoal - vai emocionar os noivos. O apego sentimental torna sua localização o espaço perfeito para a celebração.

 

Foto: Google

- Um Casal = várias cerimônias

O termo “sequel wedding” apareceu pela primeira vez em 2019 para se referir a casais que tiveram várias cerimônias de casamento diferentes por motivos culturais, religiosos ou puramente festeiros. Na época, isso lembrava bastante uma renovação de votos, mas hoje o significado vai mais além. Trata-se de cerimônias em sequência mesmo.

Um exemplo é o casamento do DJ Alok com a Romana, que teve renovação de votos num elopement em Bali. A Marina Ruy Barbosa teve quatro cerimônias distintas também com Xande Negrão.

Foto: Google

Os sequel weddings (casamentos sequenciais) assumem um novo conceito para os casais que ainda querem comemorar com todos os entes queridos, e com segurança. Neste caso, os noivos optam por uma segunda ou terceira celebração em maior escala (ou seja, o casamento original que foi adiado), após um evento de natureza mais intimista, como um elopement, casamento civil ou um micro wedding.

- Segurança e saúde em primeiro lugar

Nessa época tão delicada que nós estamos vivendo e no pós-pandemia, precisamos ter o cuidado redobrado. As medidas de segurança e higiene serão incorporadas ao protocolo do casamento de maneira criativa, como distribuir álcool gel para os convidados, que podem incluir mini frascos personalizados em sacolinhas de boas-vindas, como lembrancinhas ou mesmo distribuição em bandejas.

Foto: Google

Além disso, os casais podem oferecer luvas e máscaras aos convidados (até em cores ou padrões que combinem com a decoração e o estilo do casamento). Os fornecedores deverão usar equipamentos de proteção individual, especialmente aqueles que atendem aos convidados, como funcionários do buffet e bartenders.

- Casamentos ao ar livre e mesas espaçadas

Na era pós-pandêmica, as pessoas anseiam socializar novamente, no entanto, ainda se espera que sejam céticos em relação a participar de eventos com muitas pessoas. Um casamento ao ar livre significa muito espaço, o que poderia ajudar a manter um distanciamento físico em comparação a um ambiente fechado. Os locais devem organizar mesas maiores, com lugares limitados para manter a distância entre as pessoas.

 

Foto: Google

- Gastronomia

Por motivos de alto risco de contaminação, os pontos altos da festa, gastronomia e bar, vão ter que se adaptar às novas normas de segurança e higiene para garantir a segurança de todos.

O coquetel, na etapa inicial do serviço do buffet, é normalmente servido em bandejas nas quais o próprio convidado se serve de canapés. Uma possibilidade de mudança sugerida para esse momento é fazer porções individuais e colocar nas mesas, sem a circulação do garçom, de forma que cada convidado tenha o seu pratinho.

 

Foto: Google

Os formatos americano e franco americano necessariamente deverão ter uma copeira ou garçom servindo, a fim de evitar que muitas pessoas manuseiem os talheres dos rechauds.  Respeitar a marcação de linha para manter uma distância de um metro entre duas pessoas será importante.

Foto: Google

Foto: Google

E as tão amadas mesas de doces? Provavelmente teremos porções individuais para cada convidado ou garçons servindo, para evitar o contato coletivo.

Não precisamos nem falar sobre o cuidado extremo que os buffets terão que ter na limpeza das cozinhas, das estações de trabalho, das louças, talheres, copos e afins. Alguns espaços já estão se precavendo com empresas especializadas em higienização, tanto do espaço em si, quanto do mobiliário. Funcionários trabalhando de máscaras serão o “novo normal”, sobre isso não há dúvidas.

Além disso, os fornecedores também devem garantir que as matérias-primas ou ingredientes para a preparação dos alimentos sejam provenientes de fornecedores confiáveis, que garantem a máxima limpeza.

- Planejamento

Para os casais que estão planejando o casamento para 2021 em diante, a internet vai ser a grande aliada. Grande parte do planejamento pode ser feito facilmente no conforto da sua própria casa.

Muitos fornecedores estão realizando reuniões virtuais, conhecendo os casais e seu estilo com a mesma facilidade que teriam pessoalmente. Os noivos podem fazer passeios virtuais nos espaços, experimentar vestidos em casa, desfrutar de degustações, procurar portfólio de fotógrafos e de videomakers online e ler resenhas de todos os fornecedores que desejam reservar para o seu dia.

- Contratos

Daqui para frente os noivos podem esperar algumas mudanças nos contratos que irão assinar com todos os fornecedores.

Naturalmente, tanto eles quanto os clientes estão querendo acrescentar cláusulas que os protejam. A pandemia foi tão inesperada que acreditamos que todos estarão mais alertas para situações como essa.

A recomendação é o bom senso e muita conversa franca, lembrando que o que é combinado é mais fácil de ser lidado no caso de alguma coisa inesperada acontecer. O ideal é deixar bem claro situações de como vai funcionar no caso de alterações de datas, se o fornecedor devolve ou não o valor (ou uma porcentagem dele) caso ele não possa oferecer seus serviços numa nova data, opções para uma equipe B estar prevista no caso de impossibilidade de prestar o serviço no dia (por motivo de doença ou risco de contaminação, por estar em grupo de risco)  e outros tipos de casos de força maior.

 

Inspiração deste post: Lápis de Noiva

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Noiva Prendada: Voilette de noiva

Uma espécie de “mini véu”, misturado com flores, plumas, cristais ou pérolas, o voilette é o queridinho de muitas noivas. (clique aqui e confira algumas inspirações)

Foto: Google

O fato é que ele é barato e fácil de fazer, caso você queira algo bem personalizado e com o seu jeitinho.

Existem muitas formas de fazer um voilette de noiva, tudo depende se quer que cubra parte do rosto ou o rosto inteiro.

Veja só esta ideia, que pode ser adaptada conforme o seu gosto:

Você vai precisar de:

- Um pedaço de papel de 60x30cm (qualquer tipo)

- Tesoura

- Régua

- Tule ou renda

- Pente (aqueles usados para penteados)

- Flor, laço, pedraria, pena ou outro complemento

- Linha

- Agulha

Passo a passo:

- Comece cortando o papel na medida de 60x30cm. Ele vai servir apenas como referência, no entanto, evite jornal ou papelão, que poderão sujar o material;

- Cada extremo do pedaço de papel deve medir cerca de 12,5cm, corte os cantos e o lado mais comprido vai ser a parte inferir do véu;

- Com a ajuda do molde de papel, corte o tule ou a renda, como preferir. Deverá ficar como na imagem abaixo;

Foto: Google

- Pegue um pente do seu gosto e costure a extremidade superior do véu, com um alinhavo simples. Para esconder esta costura, pode colar um laço, uma pena, uma flor ou uma pedraria.

#ficaadica

- Não substitua o tule por rede. O tule é bem mais fino e tem melhor caimento;

- Se quiser um voilette maior, é só aumentar o tamanho do tule;

- Não coloque adornos demais.

 

Gostou? Espero que sim!

Um beijo.